Comportamento e Saúde

Quality for your life

Tuesday, Oct 21st

Last update09:41:46 AM GMT

Profile

Layout

Direction

Menu Style

Cpanel
You are here Saúde Coração Depressão: Neurociência aponta onde é processada a Solidão

Depressão: Neurociência aponta onde é processada a Solidão

  • PDF
Sample image

Médicos e psicólogos são os responsáveis pelo mapeamento cerebral e têm o objetivo de decifrar os enigmas do cérebro e as funções mentais, dentre tantas dúvidas: onde se processa a Solidão?

O sentimento de Solidão que é tão comum a quem sofre de Depressão é localizável?

A solidão quase sempre está associada ao quadro de Transtorno de Humor, a Depressão. A conclusão é que, ou a Depressão funciona como fator determinante ou funciona como conseqüência deste quadro de solidão. Contudo, não havia sido descoberto ainda, em que local a Solidão se apresenta processada no cérebro e até que ponto ela afeta a saúde.

Rescentemente, um grupo de pesquisadores da área da Saúde da Universidade de Chicago analisou 23 estudantes do sexo feminino para determinar quão solitárias elas eram, por meio de ressonância magnética, assim seria possível tentar relacionar a Solidão com o Transtorno de Humor, a conhecida Depressão.

Para isso, os pesquisadores apresentaram às examinadas, imagens de situações desagradáveis, como conflitos humanos, e também de situações agradáveis, tal como pessoas felizes, tudo isso para remetê-las ao um sentimento de ansiedade, depressão, tristeza e desânimo.

Os dados mostram que em pessoas mais sociáveis, a região do cérebro, conhecida como Estriato Vental ficou mais ativa quando elas observavam imagens de pessoas em situações agradáveis. O mesmo não ocorre nos cérebros de pessoas solitárias. 

Ou seja, a região do cérebro conhecida como Estriato Vental é fundamental para o comportamento adaptativo do aprendizado e é ativada por estímulos que os psicólogos especialistas em comportamento chamam de recompensas primárias (como a comida) e recompensas secundárias (como o dinheiro). A convivência social e o amor também podem ativar a região.

Equipe Comportamento e Saúde

Fonte (Journal of Cognitive Neuroscience)
Palavras Chave (Comportamento, Saúde, Neurociência, Solidão, Cérebro, Depressão, Estriato Ventral, Medicina, Psicologia, Psicanálise)
Imagem (Copyright (c) <a href='http://www.123rf.com'>123RF Stock Photos</a>)

PORTAL E REVISTA CS

 

 

  • Revista e Portal de Internet
  • Projeto Qualidade de Vida
  • Mídia de Comunicação
  • Agência de Conteúdo
  • 1º lugar no Google e Yahoo!

 

.

Descubra-se através do Comportamento e Saúde.

 

APOIO

APOIO

APOIO

Mídias Sociais

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS